PALESTRANTES
Alckmar dos Santos
Possui graduação em engenharia eletrônica, pela Universidade Estadual de Campinas (1983), mestrado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e doutorado em Estudos Literários pela Université Paris VII (1993). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Teoria Literária, atuando principalmente com teoria do texto, literatura e filosofia, hipertexto e texto digital, poesia. uza), além de outros. É atualmente professor-titular do Departamento de Línguas e Literaturas Vernáculas da Universidade Federal de Santa Catarina.
Alamir Aquino Correa
Possui graduação em Letras pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1978), graduação em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (1995), mestrado em Literatura pela Universidade de Brasília (1982) e doutorado em Literaturas Hispânicas - Indiana University Bloomington (1990). Professor Associado de Teoria da Literatura e Literatura Brasileira da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, morte na literatura, teoria literária, literatura e informática e história literária.
Rogério Barbosa Silva
Graduado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), mestrado em Estudos Literários - Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Estudos Literários - Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). É professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais/Departamento de Linguagem e Tecnologia, e atua no Mestrado em Estudos de Linguagens e no Curso de Letras. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: TECNOPOÉTICAS: Grupo de Pesquisa em Poéticas Telemáticas, Cibernéticas e Impressas, Discurso, Cultura e Poesia e no grupo de estudos sobre literatura portuguesa contemporânea na UFMG.
Álvaro Andrade Garcia
É escritor e diretor de audiovisual e multimídia. Com doze livros de poesia e três de prosa publicados, escreveu para jornais como Estado de Minas, Correio Braziliense, Jornal do Brasil e O Tempo. Participou da obra digital coletiva Liberdade, produzida em dezembro de 2013 no II Simpósio Internacional e VI Simpósio Nacional de Literatura e Informática, promovido pelo Núcleo de Pesquisas em Informática Literatura e Linguística da UFSC. A obra poética foi incorporada ao catálogo da Electronic Literaturature Organization vol 3 em 2015. Em junho de 2016 lança Poemas de Brinquedo, publicação transmídia de poesia, disponível em app e também em livro impresso e formato e-pub.
Rosa Maria Hessel Silveira
Possui graduação e mestrado em Letras pela UFRGS (1972 e 1980), doutorado em Educação também pela UFRGS (1995) e pós-doutorado pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Lisboa (2007-2008) e pelo GRETEL, da Universidad Autónoma de Barcelona (2015).. Professora titular aposentada da Faculdade de Educação da UFRGS; atualmente, é professora permanente convidada do PPGEducação na mesma unidade. Atua principalmente nos seguintes temas: Estudos Culturais, identidade, diferença, literatura infanto-juvenil, representações docentes, discursos, leitura e produção textual.
Miguel Rettenmaier
Possui Mestrado em Teoria da Literatura (1998), Doutorado também em Teoria da Literatura (2002), ambos pela PUCRS e Pós-Doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela (2014) É professor (Titular II) na Graduação e no Mestrado em Letras da Universidade de Passo Fundo. Na área de Estudos Literários, é pesquisador da obra de Josué Guimarães, coordenando o Acervo Literário do Autor (ALJOG/UPF), além de desenvolver projetos na linha de pesquisa de Leitura e Formação de Leitor, focalizando seus trabalhos na questão da leitura relacionada às linguagens digitais. Participa da coordenação das Jornadas de Literatura de Passo Fundo. É líder, com Tania Rösing (UPF), do Grupo de Pesquisa CNPq
Bruna Rocha Silveira
Pós doutoranda em Educação na linha de Estudos Culturais em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Educação na linha de Estudos Culturais em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2012). Possui graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2007). Especialista em Comunicação Organizacional pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2009). Realiza pesquisas na área de Estudos Culturais, com ênfase nos Estudos sobre Deficiência e Narrativas autobiográficas, com interesse nos discursos e representações midiáticas das diferenças.
Felipe Mianes
Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Tem experiência na área de História do Rio Grande do Sul e História Cultural. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Linha de Pesquisa Estudos Culturais em Educação. Doutor em Educação pela UFRGS, orientado pela Profa Dra Lodenir Becker Karnopp. Doutorado Sanduíche na Universitat Autonoma de Barcelona. Realiza pesquisas com ênfase nos campos de estudos sobre currículo, políticas educacionais, acessibilidade, narrativas de pessoas cegas ou com baixa visão, Audiodescrição e Estudos sobre Deficiência. Atualmente é bolsista de pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
Carolina Hessel Silveira
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), linha de Estudos Culturais em Educação, sob orientação da profa. Dra. Lodenir Karnopp e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2006; atualmente é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação no Ensino Fundamental e Superior, com ênfase em Ensino de LIBRAS, atuando principalmente nos seguintes temas: língua brasileira de sinais, educação, literatura surda, cultura surda e arte surda.
Regina Zilberman
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1970), doutorado em Romanistica - Universidade de Heidelberg (Ruprecht-Karls) (1976), e pós-doutorado no University College (Inglaterra) (1980-1981) e Brown University (EUA) (1986-1987). Atualmente é professora adjunta do Instituto de Letras, da UFRGS, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Letras. Lecionou entre 2007 e 2010 na Faculdade Porto-Alegrense e, em 2010, no Centro Universitário Ritter dos Reis. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em História da Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, história da literatura, literatura do Rio Grande do Sul, formação do leitor e literatura infantil.
Samira Almeida
Uma década como editora de revistas e colaboradora em grandes publicações tradicionais e online trouxe à Samira Almeida conhecimento profundo sobre a criação e a publicação de conteúdo de alta qualidade para diferentes públicos.
A pós-graduação em Educomunicação (USP) e os programas de empreendedorismo de que fez parte à frente da StoryMax trouxeram uma forte base conceitual e prática de Educação e Business. Desde 2014 é mediadora de leitura voluntariamente para crianças em escolas públicas.
Neus Real
Es licenciada en Filología Catalana por la Universitat Autònoma de Barcelona (UAB) y Máster en Filosofía (Artes) con la especialidad de Teoría de la Literatura por la Universidad de Birmingham (Gran Bretaña), donde realitzó una estancia de docencia e investigación de dos años. En 2004 obtuvo el titulo de doctora en Filología Catalana (UAB).
Miembro del grupo de investigación GRETEL desde 2009, actualmente investiga sobre la educación literaria infantil (0-6 años), con una focalización especial en la formación bàsica docente, y sobre la literatura infantil digital destinada a esta franja de edad. Asimismo, es miembro del consejo de redacción de la revista Els Marges y forma parte de los consejos asesores de diferentes publicaciones, com Bellaterra Journal of Teaching & Learning Language & Literature.
Jeff Stevenson
É bacharel em Artes, com ênfase em Jornalismo (1984), pela Ohio State University; licenciado em Inglês, Estudos Sociais e Jornalismo (1986). Possui Mestrado em Artes, com ênfase em História (1993) e Mestrado em Biblioteconomia (Library Science). Desde 2008 é Bibliotecário especialista em mídias, atuando na Escola Fundamental Progressiva Wickliffe (Wickliffe Progressive Elementary School), que está localizada em um bairro da cidade de Columbus, Ohio, com turmas de jardim à quinta-série, com aproximadamente 550 alunos.
Saulo Brandão
Graduado em Letras pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1990), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e doutorado em Letras na mesma universidade (2000), ambos os cursos na área de Teoria da Literatura. Foi pesquisador visitante na Illinois State University, Bloomington/Normal, a convite do English Department da instituição (1998). Cumpriu missão de pós-doutoramento na UFSC em 2003. Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes períodos: Literatura norte-americana pós-1945, literatura inglesa elisabetana e com interesse específico nos seguintes temas: Pynchon e Shakespeare; outros interesses: literatura brasileira de viés fantástico, literatura latino-americana de viés real-maravilhoso, leitura de hipertexto, políticas culturais, pós-modernidade, representação e mimetismo.
Carlos Maciel
Possui graduação em Letras-Português/Francês pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1971), graduação em Direito pela UFSC (1972), mestrado (Maîtrise) em Lettres Modernes - Université de Strasbourg II (Sciences Humaines) (1973), doutorado em Linguistique Française - Univ. de Strasbourg II) (1975), doutorado (Doctorat dÉtat - Livre docência) em Études Latino-Américaines (Strasbourg), e doutorado em Etudes Ibériques Espagnol - Université de Nantes (1994). Atualmente é Professeur émérite - Université de Nantes, membro pesquisador - Centre National de la Recherche Scientifique (UMR 7320 - Nice). F Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: lexicologia, bases de dados textuais, estatística linguística, Portext e línguas (português, francês, espanhol), e no Direito. Professor e Pesquisador Visitante na UFSC (NuPILL, Literatura brasileira, PGET). Presidente do Conselho Cienfífico da Fundação Polo Mercosul/Mercosur (Montevidéu). Medalha JK (Governo de MG). Cônsul Honorário do Brasil (Nice).
Lucas Santos Junqueira
Graduou-se em engenharia química no final de 1998 pela UFMG. Durante a graduação, se focou no desenvolvimento de simulações em software de processos químicos e industriais. Mais tarde, em 2002, Lucas Junqueira completou uma pós-graduação em jornalismo no centro UNI-BH, propondo uma revista cultural online. Desde 2004 Lucas tem se dedicado à publicação em meios digitais, se juntando à equipe do Ateliê Ciclope de Arte e Publicação Digital.
Daniela Segabinazi
Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa (Licenciatura Plena) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1994), graduação em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1995); mestrado em Letras - Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2011), vinculado a área de Literatura, Cultura e tradução, linha de Estudos literários da Idade Média ao Século XIX. Atualmente integra o quadro de professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com dedicação exclusiva. Também é membro do GT Literatura e Ensino, da ANPOLL. Tem experiência na área de Letras e Pedagogia, com ênfase em Literatura infanto juvenil, literatura brasileira, ensino de literatura, estágio supervisionado e formação de professores; atuando principalmente nos seguintes temas: práticas pedagógicas, literatura e ensino, literatura infantil e juvenil, leitura e letramento literário.
Carlos Augusto Falcão Filho
Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Luterana do Brasil (2005), Especialização em Literatura Brasileira pela PUCRS (2007), Especialização em EAD pelo SENAC (2008) e Mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2010). Atualmente é professor da Universidade Luterana do Brasil e também cursa o doutorado em Educação na mesma instituição. É escritor. Seu primeiro romance foi publicado em 2012 com o título Protetores pela Editora Underworld. Já publicou mais de vinte contos em diversas antologias, é editor da Argonautas Editora e um dos idealizadores do evento Odisseia de Literatura Fantástica de Porto Alegre. Publicou os livro de contos Mausoléu (2013), Treze (2016) e Comboio de Espectros (2017). Atua na Feira do Livro de Porto Alegre como curador do evento Tu, Frankenstein - desde 2013 até 2016. https://dudaescritor.wordpress.com/